sábado, 16 de abril de 2011

Dicas Sustentáveis


FILMES

Wall-E


Direção: Andrew Stanton




Sinopse: Após soterrar a Terra com resíduos e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças, ao contrário dos demais robôs que não sobreviveram às precárias condições de vida. Sua tarefa consiste em compactar os resíduos existentes no planeta e colecionar objetos curiosos que encontra. Até que um dia surge uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva, enviada para descobrir se o planeta já se tornou habitável. A princípio curioso Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada e, juntos, eles encontrarão uma forma de trazer vida novamente ao planeta.

Uma Verdade Inconveniente
Um aviso global



Direção: Davis Guggenhein

Sinopse: Neste documentário, o ex-vice-presidente norte-americano Al Gore apresenta ao mundo os problemas ocasionados pelo avanço do aquecimento global, seus mitos e equívocos, decorrentes das mudanças climáticas ocorridas em todo o planeta Terra, causadas pelo homem durante anos e anos. Ele viaja ao redor do mundo alertando e sensibilizando as pessoas, através de palestras com ilustrações e linguagem clara e objetiva, a atual crise ambiental que vivemos.






CURSOS GRATUITOS:

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão
Aborda o ciclo completo de vida dos produtos e instrui sobre como consumir com responsabilidade, por meio do entendimento das consequências de cada escolha.

Objetivo
apresentar os principais fatos e conceitos relativos à sustentabilidade;
provocar reflexão nos participantes do curso sobre seus hábitos e atitudes em relação à sustentabilidade;
contribuir para o planejamento de mudança de atitude individual.

Curso Gratuito: Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental
É uma ferramenta de reflexão acerca da Sustentabilidade que serve de apoio a professores do Ensino Fundamental.

Objetivo

Analisar o papel do professor na sustentabilidade e propor idéias, análises, vídeos e uma série de outros materiais que o ajudarão a levar uma nova prática de vida aos seus alunos em sala de aula e fora dela também.

 
Tempestades, furacões, tufões, terremotos, inundações, secas e derretimentos das geleiras são demonstrados neste filme como resposta da natureza às ações humanas inconsequentes. Entre eles, destaca-se o furacão Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans (USA) em 2005. Al Gore preocupa-se em não apenas incomodar, impressionar e apontar problemas ambientais, mas sim promover mudanças profundas, interiores, relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos da sociedade, através de uma mudança de hábitos diários. Para ele, o aquecimento global não deve ser tratado simplesmente como uma questão política, mas sim, como o maior desafio moral que nossa civilização deve enfrentar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário