sábado, 16 de abril de 2011

Preocupadas com a situação critica do planeta as empresas dão os primeiros passos rumo à sustentabilidade.


Vivemos hoje num momento crítico em relação às questões ambientais. Nosso planeta dá sinais evidentes de que não suporta mais o ritmo de consumo que dos dias atuais. A poluição ambiental (da terra, da água e do ar) chegou a níveis consideráveis, tão consideráveis que em determinadas regiões de alguns países o nível de poluição provoca deformidades e problemas de saúde nos habitantes locais.
Quando agredimos o meio ambiente mesmo sem intenção, acaba refletindo em toda parte, no mundo inteiro.
Muitos desastres ocorreram, prejudicando o clima e o meio ambiente, sendo isso o resultado do modo de vida e da forma egoísta do ser humano pensar. O lado positivo da historia é a conscientização da humanidade, que começa a repensar a forma com que trata do planeta e acabam tomando consciência de que algo deve mudar e para isso cada um deve fazer a sua parte.
As empresas são o motor da sociedade. Seja uma pequena ou grande empresa, movimentam a economia, geram empregos, criam novos comportamentos, promovem desenvolvimento, entre outros benefícios que acabam melhorando os negócios e agregam valores também a sociedade.
Dessa forma essas empresas passam a ser sustentáveis, de outra forma, por ter “qualidade”. Com essa visão de investimento a empresa recebe a admiração do mercado e o orgulho de seus funcionários dos usuários por fazer parte. Elas constroem assim, um valor real, pois de fato contribuem com a sociedade e acabam encontrando na sustentabilidade um apoio para se fixarem e construírem sua base.
E um jeito de conduzir os negócios, promovendo um bom desempenho econômico é basear-se nas dimensões propostas pela sustentabilidade, que são três: econômico, ambiental e social.
O tema sustentabilidade esta ganhando espaço, mas infelizmente ainda não é bem aceito como deveria por algumas empresas.
Pois, muitos empresários acham que promover a sustentabilidade em suas empresas vai gerar um aumento nos custos, causando assim um prejuízo desnecessário, podendo atrapalhar a sua penetração no mercado.
Mas, aos poucos, essa visão dos empresários esta mudando, pois, os consumidores estão se conscientizando e preocupados com o futuro, eles começam a pressionar e exigir, empresas como modelo de sustentabilidade, para assim consumir seus produtos e serviços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário